Fundo GovTech lidera aporte de R$ 7,5 milhões na i4sea para impulsionar inteligência climática
abril 24, 2025

Salvador, 24 de abril de 2024

A i4sea, startup baiana que desenvolve soluções tecnológicas para gestão de riscos climáticos, acaba de receber um aporte de R$ 7,5 milhões. A rodada foi liderada pelo Fundo GovTech, gerido pela KPTL e Cedro Capital. Este é o quinto investimento do fundo, que foca em negócios que respondem a desafios estruturais do setor público.

Fundada em Salvador por oceanógrafos, a i4sea utiliza inteligência artificial, ciência de dados e modelagem matemática para traduzir impactos climáticos em riscos operacionais concretos. Sua plataforma, i4cast, cruza dados históricos com informações climáticas em tempo real para emitir previsões hiperlocais, com janelas operacionais que vão de algumas horas a até 90 dias. O objetivo é reduzir perdas e tornar operações críticas mais eficientes em setores vulneráveis a variações do clima.

Com o aporte, a startup planeja investir na escalabilidade da plataforma i4cast, ampliando sua infraestrutura e aumentando a capacidade de atender clientes em setores estratégicos como energia renovável, agricultura e engenharia civil, além de fortalecer sua atuação no setor portuário.

Mateus Lima, CEO da i4sea, afirma: “Nosso objetivo é estar na vanguarda da resiliência climática, expandindo nossa atuação para mercados como energia, agro e indústrias. Vamos estar à frente de mercados como energia, agro e engenharia civil, além de promover a expansão internacional de nossa atuação no setor marítimo. O desafio climático já é agora, não no futuro.”

Adriano Pitoli, Head do Fundo GovTech, destaca que o investimento na i4sea atende a um dos pilares prioritários do fundo, voltado à identificação de soluções tecnológicas para enfrentar desafios públicos relacionados à crise climática. “A i4sea se destaca não apenas pelo conhecimento técnico profundo dos fundadores, mas também por sua capacidade de oferecer um serviço essencial em um cenário de aumento de riscos climáticos, permitindo que empresas e governos desenvolvam planos de contingência eficazes”, comenta Pitoli.

A i4sea também atua em iniciativas com impacto público, como a parceria com a Capitania dos Portos de Salvador, onde fornece dados para otimizar operações marítimas e garantir maior segurança.

Sobre o Fundo GovTech O Fundo GovTech, gerido pela KPTL e Cedro Capital, é um fundo de Venture Capital dedicado a startups que desenvolvem soluções inovadoras para o setor público, visando maior eficiência, transparência e conexão com a realidade da população brasileira.